Falando de autoria

 Aires da Silva Almeida Santos

Nasceu no Chinguar, província do Bié. […] Tem colaboração literária dispersa nos vários jornais e revistas publicados em Angola, como Jornal de Benguela, O Intransigente, O Planalto, O Lobito, Jornal de Angola e A Província de Angola. Morreu em 1991, na cidade de Benguela.

Texto retirado da página: http://www.lusofoniapoetica.com/artigos/angola/aires-almeida-santos/biografia-aires-almeida-santos.html

Ana Paula Ribeiro Tavares

Nasceu na Huíla, Sul de Angola. Historiadora com o grau de mestre Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Com a obra Dizes-me Coisas Amargas como os Frutos foi galardoada com o Prémio Mário António de Poesia 2004 da Fundação Calouste Gulbenkian), Ana Paula tem participado com poesia e prosa em várias antologias em Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha e publicou alguns ensaios sobre História de Angola. (Trecho retirado do link abaixo).

Texto retirado da página: http://www.minhaangola.org/#/ana-paula-tavares/4532059709

 Antonio Agostinho Neto

 

Nasceu em Icola e Bengo, Angola. Estudou medicina em Portugal. Foi um dos dirigentes do movimento de independência de seu país e, triunfante, foi o primeiro presidente da nova república. Biografia política controversa e uma obra literária reconhecida internacionalmente.

Texto retirado da página: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_africana/angola/agostinho_neto.html 

Antonio Jacinto

António Jacinto […] nasceu em Luanda em 1924 e faleceu em 1991. Orlando Távora é o pseudónimo utilizado por António Jacinto como contista.

Por razões políticas esteve preso entre 1960 e 1972. Militante do MPLA, foi co-fundador da União de Escritores Angolanos, membro do Movimento de Novos Intelectuais de Angola e participou activamente na vida política e cultural angolana.

Texto retirado da página: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_africana/angola/antonio_jacinto.html

 Ahmadou Kouroma

Nasceu em 24 de novembro de 1927, na Costa do Marfim. Na época de estudante, suas atividades políticas fizeram com que ele fosse enviado à força para o corpo expedicionário francês na Indochina.

Texto retirado da página:

http://www.estacaoliberdade.com.br/autores/ahmadou.htm

Arnaldo Santos

Arnaldo Santos é natural de Luanda onde nasceu em 1935. […] Arnaldo Santos é um autor que se situa num nível singular de tratamento da linguagem. […] O seu nome é uma referência incontornável, associada aquele minimalismo narrativo que, nas gerações seguintes, encontraremos em Boaventura Cardoso. É um dos poucos narradores que evidencia elevado sentido de rigor na selecção dos tipos de personagens.

Texto retirado da página: www.nexus.ao/kandjimbo

João José Craveirinha

Nasceu a 28 de Maio de 1922, no bairro pobre de Xipamanine, subúrbio de Lourenço Marques – hoje Maputo –, capital de Moçambique. Mestiço, é filho de pai branco português, algarvio, e mãe negra moçambicana, ronga.

Texto retirado da página:

http://www.fflch.usp.br/dlcv/posgraduacao/ecl/pdf/via05/via05_02.pdf

José Eduardo Agualusa

Nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Os seus livros estão traduzidos para mais de vinte idiomas.

Conheça mais em: http://www.agualusa.info/

José Luandino Vieira

Nascido na Lagoa do Furadouro (Portugal) em 4 de Maio de 1935 é cidadão angolano pela sua participação no movimento de libertação nacional e contribuição no nascimento da República Popular de Angola. A obra literária de José Luandino Vieira – especialmente contos nos quais o espaço literário está centrado nos musseques, bairros pobres e, portanto, vítimas da discriminação e opressão econômica – contribuiu para a integração cultural e linguística de Angola.

Conheça mais em:

http://www.mnoticias.8m.com/luandino_vieira.htm 

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_africana/angola/luandino_vieira.html 

 Manuel Rui

Nasceu no Huambo em 1941, tendo vivido durante anos em Coimbra onde se licenciou em Direito. Em Portugal foi advogado e membro da direcção da revista “Vértice”, de que foi colaborador. Regressou a Angola em 1974, onde ocupou diversos cargos políticos, tendo sido Ministro da Informação do Governo de Transição. Foi também professor universitário e Reitor da Universidade de Huambo, um dos principais ficcionistas Angolanos.

Texto retirado da página:

http://catbib.cm-beja.pt/MULTIMEDIA/ASSOCIA/TEMATICABMB/BIOGRAFIAS/MANUELRUI.PDF

Ondjaki

Nascido em Luanda, em 1977, é  prosador e poeta, também escreve para cinema e co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda (“Oxalá cresçam pitangas– histórias de Luanda”, 2006). É membro da União dos Escritores Angolanos e da Associação Protectora do Anonimato dos Gambuzinos.

Conheça mais em: http://www.kazukuta.com/ondjaki/ondjaki.html

Paulina Chiziane

Símbolo feminino na Literatura Moçambicana.

Conheça mais em: http://www.bc.furb.br/sarauEletronico/index.php?option=com_content&task=view&id=213&Itemid=31

Pepetela

Escritor angolano: nascido em 1941.

Conheça mais em: http://www.vidaslusofonas.pt/pepetela.htm

Ungulani Ba Ka Khosa

Nascido em Inhaminga, província de Sofala, Ungulani Ba Ka Khosa é o nome tsonga – grupo étnico do Sul de Moçambique – de Francisco Esaú Cossa, bacharel em História e Geografia pela Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, professor de carreira e atual diretor do Instituto Nacional do Livro e do Disco, de Moçambique.

Conheça mais em:http://port.pravda.ru/sociedade/cultura/30-08-2011/32059-africa_cultura-0/

 Viriato Clemente da Cruz

Considerado um dos mais importantes impulsionadores de uma poesia regionalista angolana nas décadas de 40 e 50, caracterizando-se a sua obra pelo apego aos valores africanos, quer quanto à temática, quer quanto à forma. A sua produção está dispersa por publicações periódicas e representada em várias antologias, das quais uma – No Reino de Caliban – reúne a sua obra poética. 

Conheça mais em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_africana/angola/viriato_da_cruz.html